sábado, 14 de junho de 2014

Revista "Stadium", nº 479, de 2 de Julho de 1941. Na capa: O grande internacional do Foot-Ball Club do Porto, Artur de Sousa (Pinga).

Revista "Stadium", nº 479, de 2 de Julho de 1941. Na capa: O grande internacional do Foot-Ball Club do Porto, Artur de Sousa (Pinga).

2 comentários:

ega disse...

O senhor Sousa, grandíssimo amigo meu - se fosse vivo hoje teria 101 anos - disse-me em meados da década de 60 que Pinga era um jogador fantástico - só poderia ser se levarmos em conta uma musiquinha popular, feita na Capital, que atestava o sucesso seu e o do FCP nos anos trinta - porque além de goleador era físicamente forte, remate potente e tecnicamente muito bom. Ao que consta também gostava de mulheres (...eu entendo bem...) e morreu novo. Por aquilo e em homenagem ao grande Pinga, decidi, tal como Hernani, incluíamos na minha equipa de sempre do nosso Porto.



dragãodoporto disse...

Caro amigo.
Agradeço sua mensagem.
Artur de Sousa, conhecido no meio familiar e futebolístico por "Pinga", era amigo pessoal de casa dos meus avós e a minha avó dizia que o meu avô oferecia os fatos do meu pai ao Pinga pois nessa altura não se ganhava para comprar um fato como nos tempos modernos.
Pinga foi um fenómeno na época em que ele jogou tanto no futebol nacional como na Selecção.
Tenho muita pena que o F.C.Porto através do seu departamento cultural, não tome iniciativa de publicar literatura ilustrada,realizar exposições ou debates sobre os grandes ídolos que passaram pelo clube ao longo dos seus 120 anos. Não tive a felicidade de o ver jogar assim como o Siska, Waldemar Mota, Araújo ou o Hernãni, mas através das diversas publicações da época, ficamos com uma pequenina ideia da importância que eles tiveram na história do F.C.Porto.